O Samsung DeX é um dock que transforma o Galaxy S8 ou o Galaxy Note 8 em um desktop. Bom, pelo menos tenta: o hardware convence, mas, no atual estágio, o software limita a experiência. Felizmente, uma solução já desponta no horizonte. A Samsung trabalha para permitir que o DeX rode distribuições Linux.

A ideia de transformar um smartphone em desktop não é nova, mas isso não torna o DeX menos interessante. É só conectar teclado, mouse e monitor ao dock e, na sequência, encaixar o Galaxy S8, o S8+ ou o Note 8 (até o momento, os únicos aparelhos compatíveis) no dispositivo. Por fim, basta iniciar o Samsung DeX para a interface de desktop do sistema surgir na tela.

Com o projeto Linux on Galaxy, a Samsung quer permitir que o usuário tenha a opção de executar o mesmo procedimento, mas inicializar uma distribuição Linux em vez do ambiente do DeX. Ainda não está claro quais distribuições serão compatíveis, mas as mais conhecidas provavelmente estarão lá, entre elas, Ubuntu e Fedora.

Também não está claro como tudo irá funcionar. Atualmente, a Samsung fala apenas que o Linux on Galaxy será disponibilizado como um aplicativo que, quando acionado, dará acesso a vários sistemas operacionais. A ideia é permitir que os usuários — desenvolvedores, principalmente — possam recorrer à distribuição da sua preferência sempre que o recurso desejado não estiver disponível no sistema operacional principal.

Samsung DeX

É visível que a Samsung está tentando atender às necessidades dos desenvolvedores com o projeto. Esse é um sinal de que o Linux on Galaxy deverá trazer, além de uma interface de desktop, diversas ferramentas completas. Os detalhes ainda não foram explicados, mas a Samsung já adiantou que a distribuição rodará sobre o mesmo kernel do Android (que, como você deve saber, é baseado no Linux).

Leia mais: Samsung DeX é um dock que transforma o Galaxy S8 em desktop (e peca no software)

No comunicado oficial sobre o assunto, a companhia também revelou esforços para melhorar a experiência com jogos. Graças a uma série de parcerias, vários títulos estão sendo otimizados para rodar no ambiente do Samsung DeX, incluindo Vainglory, Survival Arena, Lineage 2 Revolution e Final Fantasy XV Pocket Edition.

Interessados em receber atualizações sobre o Linux on Galaxy podem se inscrever nesta página.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados