Os estragos causados pelo furação Maria em Porto Rico foram tão grandes que, um mês depois do desastre, a maior parte da ilha continua sem energia elétrica. Elon Musk prometeu ajudar e assim o fez: a primeira rede de painéis solares da Tesla já foi montada na região. É a primeira de muitas, garante a companhia.

No início do mês, Musk foi questionado no Twitter sobre a possibilidade de fornecer sistemas de energia solar e baterias para Porto Rico. Toda ajuda é bem-vinda. O governo local estima que a rede elétrica da região precisará de pelo menos seis meses para ser completamente restaurada. Musk respondeu prontamente que estava disposto ajudar, só precisava de um sinal verde das autoridades.

Tesla - Porto Rico

Pouco tempo depois, Musk tratou do assunto com Ricardo Rossello, governador de Porto Rico. O resultado é este: a primeira rede de energia solar da Tesla foi instalada no Hospital del Niño, localizado na cidade de San Juan.

Questão de prioridades, obviamente. Poucos dias antes, o ex-governador Alejandro García Padilla divulgou uma foto mostrando médicos tendo que operar um paciente com auxílio de celulares e lanternas.

This is what POTUS calls a 10! Surgery performed with cellphones as flashlights in Puerto Rico today. pic.twitter.com/5pnK5dkkE6

— Alejandro (@agarciapadilla) 21 de outubro de 2017

Montada no estacionamento do hospital, a rede da Tesla combina aproximadamente 700 painéis solares com três baterias Powerpack de 210 kWh e algumas baterias Powerwall de 13,5 kWh. Durante o dia, os painéis serão capazes de gerar cerca de 200 kWh. À noite, as baterias darão conta do fornecimento de energia, pelo menos para os procedimentos mais importantes.

Tesla - Porto Rico

A rede foi montada em menos de uma semana. A Tesla assegura que outras serão construídas em breve, mas não informou em quais pontos, tampouco quantas. Além do fornecimento de energia solar, Elon Musk fez uma doação de US$ 250 mil para apoiar os esforços humanitários em Porto Rico.

Vale lembrar que a ajuda tecnológica não vem só da Tesla. Em parceria com a AT&T, o Google colocou em operação os balões do Project Loon para fornecer acesso à internet via rede LTE na região. As estimativas oficiais dão conta de que quase 70% das torres de telefonia celular de Porto Rico estão fora de operação.

Com informações: Mashable

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados