O som que os carros elétricos da Nissan vão tocar para alertar pedestres

Paulo Higa
Por

Diferente dos motores de combustão interna, os carros elétricos praticamente não emitem ruído. Isso pode causar acidentes, especialmente com pedestres que têm dificuldade para enxergar. Por isso, a Nissan revelou o som que seus veículos tocarão em baixas velocidades.

O som se chama Canto, um nome derivado do verbo que também utilizamos no português. Como descreve o Engadget, lembra a mistura do aquecimento de uma orquestra e aquele som da THX:

YouTube video

O tom do ruído muda de acordo com a aceleração e desaceleração do veículo, e também se o motorista está andando de ré. Ele é ativado apenas em velocidades de até 20 ou 30 km/h, dependendo da legislação de cada país – 20 km/h na União Europeia, 30 km/h nos Estados Unidos, ¯\_(ツ)_/¯ no Brasil.

A Nissan diz que o Canto foi criado para servir como som de alerta e também para “enriquecer o ambiente sonoro de uma típica rua urbana com um toque distinto da Nissan”. O volume será “claramente audível” sem perturbar os pedestres, passageiros e moradores.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados

Relacionados