A calculadora nativa do iOS 11 possui um bug meio constrangedor: se você digitar 1+2+3 rápido demais, o resultado pode dar… 24. A falha está relacionada à maneira como o aplicativo lida com as animações dos botões e ganhou bastante atenção durante a semana.

O vídeo mostra o que acontece:

Como nota o MacRumors, o bug está presente desde as versões beta do iOS 11, embora só tenha recebido notoriedade agora. O problema acontece porque a animação que surge quando você aperta um botão bloqueia toques em outros botões — no exemplo, a calculadora entende 1+23, não registrando a segunda soma.

É claro que o erro pode ser facilmente notado em contas simples; não precisa pensar muito para reparar que a soma de três números pequenos não tem como dar um resultado tão alto. Mas, se você estiver fazendo um cálculo com números maiores ou cheio de operações, pode acabar ficando com um resultado errado sem perceber.

A falha está presente em todas as versões do iOS 11, inclusive no recém-lançado iOS 11.1. A Apple ainda não corrigiu o bug, mas já recebeu mais de 70 relatos de usuários, então a atualização não deve demorar para chegar.

🙄

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados