Samsung Internet tem recursos bacanas e roda em Androids de qualquer marca

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 6 dias

Em agosto, a Samsung lançou seu navegador web para dispositivos Android de qualquer fabricante. Antes em beta, ele chegou à versão estável — e tem alguns recursos interessantes que vale experimentar.

Você pode baixar o Samsung Internet 6.2 na Play Store; ele requer Android 5.0 Lollipop ou superior. Caso ocorra algum problema de incompatibilidade, pegue a versão beta neste link.

O navegador tem um botão flutuante para ativar recursos como o modo noturno: ele reduz o brilho, usa a cor cinza/preto no plano de fundo, e inverte as cores onde for necessário. Pode ser útil ao navegar na web antes de dormir, por exemplo.

Há também o modo de alto contraste, que você ativa em Configurações > Acessibilidade. Ele aumenta a legibilidade do texto para quem tem problemas de visão.

Modo normal, modo noturno e alto contraste

É possível sincronizar os favoritos do Chrome para desktop com esta extensão. Você também pode usar a Samsung Cloud para sincronizar seus favoritos, páginas salvas e abas abertas entre seus dispositivos Android.

O Samsung Internet tem suporte nativo a extensões que bloqueiam anúncios, incluindo Adblock Plus e Disconnect. Elas são instaladas separadamente a partir da Play Store. (Lembre-se de colocar o Tecnoblog na lista branca!)

Há um bloqueador de rastreamento embutido no navegador, que usa tecnologia da Disconnect… ou pelo menos deveria haver. Ele fica em Configurações > Extensões > Bloqueador de rastreamento, mas não apareceu aqui; talvez esteja presente só na versão em inglês.

A Samsung contribui para o desenvolvimento da engine Chromium, e atualizou seu navegador para usar a versão M56. Isso inclui suporte a CSS Grid e a recursos experimentais como WebVR (realidade virtual), WebGL 2 e extensões de gamepad — é possível ativá-los em internet://flags.

Não faltam opções de navegador web para o Android. Em vez do Chrome, você pode usar o Microsoft Edge, o Firefox, o UC Browser, entre outros. Você experimentou o Samsung Internet? O que achou?

Com informações: Samsung, SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados