O que há dentro do iPhone X: duas células de bateria, uma placa compacta e mais

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas

O iPhone X está chegando às mãos dos clientes, e o iFixit obteve uma unidade para revelar o que há dentro do aparelho. Eles encontraram uma placa de circuito dobrada ao meio, duas células de bateria, e mais alguns detalhes interessantes.

Pela primeira vez em um iPhone, temos aqui duas células de bateria em vez de uma só. Como explica o iFixit, isso “permite adotar formatos e posicionamentos mais criativos”, aproveitando melhor o espaço interno do aparelho.

A bateria tem 2.716 mAh, um pouco maior que no 8 Plus — algo necessário devido à resolução da tela, chamada de Super Retina Display (2436 x 1125 pixels).

A placa-mãe do iPhone X ocupa 70% da área em relação ao mesmo componente do iPhone 8 Plus, deixando mais espaço para bateria:

O truque? A Apple dobrou a placa-mãe ao meio, empilhando as duas camadas: quando estão lado a lado, elas na verdade têm 135% do tamanho em relação ao iPhone 8 Plus. Essa solução de design foi usada no primeiro iPhone, de 2007.

O iFixit também entra em detalhes sobre o Face ID, sistema de reconhecimento facial 3D. Primeiro, o iluminador embutido na tela emite luz infravermelha (IR) no seu rosto. Em seguida, a câmera frontal (marcada em vermelho) confirma a presença de um rosto.

Depois, o projetor IR (extremidade direita) coloca uma grade de pontos sobre o seu rosto para criar um mapa tridimensional. Por fim, a câmera IR (lado esquerdo) lê este mapa e envia os dados para o aparelho.

A câmera dupla traseira fica em um suporte robusto para não sair do lugar, e tem a proteção adicional de um adesivo de espuma. No entanto, a protuberância da câmera é soldada à superfície de metal abaixo da traseira de vidro, o que pode dificultar reparos.

O iPhone X ganhou nota 6 de 10 no índice de reparabilidade. Mas se você pretende gastar até R$ 7.799 em um smartphone, melhor não se arriscar a abri-lo por conta própria.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados