Android recebe correção para falha que deixou o Wi-Fi desprotegido

O problema é esperar a fabricante do seu smartphone liberar a atualização

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

A falha que tornou vulneráveis todas as redes de Wi-Fi modernas ganhou uma correção de segurança no Android nesta segunda-feira (6), como prometido pelo Google. A atualização que conserta as brechas no protocolo WPA2 está no patch de novembro e já começou a ser liberada pelas fabricantes.

O Google diz que as parceiras de Android foram notificadas da correção no último mês, quando o KRACK se tornou público. Além disso, os códigos-fonte serão liberados no Android Open Source Project (AOSP) nas próximas 48 horas. Os smartphones Pixel, que são atualizados pelo Google, já estão recebendo o patch.

E se você não tiver um Pixel? Em geral, as fabricantes não são claras quanto à política de liberação de patches de segurança do Android.

A Samsung está na frente, com uma página dedicada para os patches mensais do Android. A empresa já começou a disponibilizar a correção do KRACK em seus smartphones e tablets, mas a atualização também depende da versão do seu aparelho: se você utiliza uma ROM de operadora, por exemplo, ela pode demorar (bem) mais para chegar.

A LG também possui uma página para informar sobre as atualizações mensais do Android, válidas para a série G (G5 e G6), V (V10, V20 e V30), Q (Q6 e Q8) e X (X300, X400, X500 e X cam), deixando claro que “dependendo das regiões e operadoras, as atualizações podem ser lançadas mensalmente, trimestralmente ou irregularmente”. No entanto, a LG ainda não liberou as correções do KRACK para nenhum aparelho.

A Motorola não divulga informações sobre as atualizações do Android desde 2016, quando deixou de se comprometer com os patches mensais de segurança.

Se você não receber a correção no Android, ainda é possível se manter protegido com uma atualização no firmware do roteador — no entanto, não há como garantir que um modelo de roteador receberá uma atualização, nem saber se um equipamento de terceiro está atualizado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados