Existem inúmeros serviços de DNS, todos com a mesma finalidade: traduzir um endereço (tecnoblog.net) para um IP (104.25.134.33). Mas o Quad9, mantido por IBM e Packet Clearing House, tem um recurso adicional: ele promete bloquear o acesso a domínios associados a botnets, ataques de phishing e servidores maliciosos em geral.

O Quad9 é um serviço de DNS como o OpenDNS e o Google Public DNS, mas está integrado a 19 listas de domínios maliciosos atualizadas constantemente. Quando um computador tenta requisitar um endereço que distribui malware, o IP não é resolvido e o acesso não é completado.

A IBM diz ao Ars Technica que o Quad9 se preocupa com privacidade e, quando armazena dados dos usuários, o faz anonimamente. Além disso, há uma “lista dourada” de domínios que nunca devem ser bloqueados, como os do Google, Amazon e Microsoft. Por fim, os servidores de DNS estão espalhados em 70 locais para garantir a disponibilidade do serviço, sendo que o número deve subir para 100 até o final do ano.

O IP do servidor de DNS do Quad9 é (um doce para quem adivinhar!) 9.9.9.9. Se for utilizá-lo para bloquear domínios maliciosos, configure-o como único servidor de DNS — ou seja, não preencha o DNS secundário.

Leia mais: Como mudar o DNS no Windows 10 e Mac

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados