Depois de vários feedbacks de usuários reclamando que a Cortana atrapalhava a pesquisa local, a Microsoft pretende melhorar o funcionamento dos recursos, lançando uma busca mais completa e a possibilidade de “conversar” com a Cortana. As novidades devem chegar na próxima grande atualização do Windows 10, em 2018.

Pesquisa imersiva

O primeiro projeto é chamado internamente de pesquisa imersiva. Ela estará disponível no ícone da Cortana ou no menu Iniciar, e o funcionamento lembra bastante o Spotlight do macOS — mas a Microsoft já testou algo parecido na época do Windows XP e Vista, com o Live Search Desktop e uma versão integrada ao Explorador de Arquivos.

Se você estiver em alguma compilação do Windows 10 mais recente que a 17040, pode ativar a pesquisa imersiva facilmente indo no regedit ou criando um arquivo de registro. Basta abrir o Bloco de Notas e digitar o seguinte:

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Search\Flighting\Override]
“ImmersiveSearch”=dword:00000001

Salve o arquivo como “Cortana.reg”. É importante ter a extensão .reg no final. Abra o arquivo e confirme. Note que a pesquisa imersiva só irá funcionar se você deixar apenas o ícone da Cortana ou escondê-la totalmente; se a barra da Cortana estiver expandida, a pesquisa antiga ainda será mostrada.

Agora que você testou, deve estar se perguntando… Aonde foram parar os cards da Cortana?

Cortana na Central de Ações

Com a próxima versão do Windows, qualquer card da Cortana será uma notificação e irá para a Central de Ações. Isso só é possível por causa dos Adaptive Cards. A ideia da Microsoft é unificar qualquer notificação com conteúdos densos em cards universais, como demonstra este site, que permite visualizar e editar os cards em diversas plataformas, incluindo serviços de terceiros, como Slack.

Inicialmente, quando vi isso em funcionamento, achei que iria poluir a Central de Ações — mas a Microsoft deverá colocar filtros, tornando possível separar das notificações da Cortana das comuns, por exemplo.

Mas está faltando alguma coisa, não é mesmo? Como fica a conversa com a Cortana?

Cortana Conversations

Sabe o Google Assistant? Sabe a Siri? Junte ambos, e você terá a Cortana Conversations. A ideia é simples: tornar a Cortana mais pessoal, uma promessa antiga da empresa. O ícone ficará perto do relógio, e clicando nele você poderá conversar com a assistente pessoal.

A Microsoft também pretende corrigir outro problema: em vez de abrir o Bing no navegador para qualquer coisa que ela não saiba, a Cortana irá usar aprendizado de máquina para entender alguns resultados do Bing e responder a alguma pergunta. Atualmente, a Cortana só mostra resultados com dados do painel “do lado direito” do Bing ou superior.

As imagens da nova Cortana ainda não podem ser divulgadas, mas eu fiz este rápido conceito há alguns meses. Tente imaginar algo próximo disso:

A próxima grande atualização do Windows 10 deverá ser finalizada em março e liberada em abril, com o número de versão 1803.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vitor Mikaelson

Vitor Mikaelson

Ex-redator

Vitor Mikaelson foi redator no Tecnoblog entre 2016 e 2017 cobrindo assuntos relacionados a Windows, redes sociais e celulares. Mudou de área para trabalhar com engenharia de software.

Canal Exclusivo

Relacionados