O que há dentro do Surface Book 2

Muita, muita e muita cola. Ah, e os componentes internos também.

Jean Prado
Por
• Atualizado há 6 dias

Há alguns meses, o Surface Laptop bateu um recorde ao contrário no iFixit: ele era tão difícil de abrir que qualquer reparo, mesmo que simples, era virtualmente impossível de fazer sem destruir a carcaça o notebook. Agora, o iFixit desmontou o Surface Book 2 e os resultados são menos piores, mas ainda ruins.

A segunda geração do Surface Book ainda é montada com muita, muita cola — não à toa, o dispositivo recebeu nota 1 de 10 no índice de reparabilidade. Tanto a parte do display quanto a parte do teclado precisam ser esquentadas e ter suas laterais seguradas com ferramentas de plástico para serem abertas.

Nesse processo, é muito fácil quebrar ou rasgar quaisquer conectores quando você passa a ferramenta por eles, mesmo que de plástico. Por dentro, temos 11 parafusos só para o suporte interno e mais 14 parafusos que seguram a placa-mãe no lugar. Ainda assim, para removê-la, é preciso desconectar as duas câmeras frontais, uma infravermelho e outra de 5 megapixels. As câmeras são coladas na parte de metal e não deixam a placa-mãe sair até serem puxadas.

Como esperado, o processador e a RAM são soldados na placa-mãe, mas (felizmente!) não o SSD: ele tem conexão PCIe e pode ser trocado; foi o única item que deu um ponto positivo para o Surface Book 2.

A parte do teclado ou dock também é muito difícil de abrir sem deformá-la. Também é preciso tomar cuidado ao esquentar a parte traseira para desmontá-la, já que abriga várias baterias coladas diretamente na case — e você deve imaginar que calor e baterias não combinam muito.

No geral, todo o conjunto do Surface Book 2 é muito difícil de desmontar sem quebrar, esquentar ou descolar algum componente. Além disso, diversos reparos simples — como trocar a câmera, por exemplo — obrigam a remoção de toda a placa-mãe antes, o que dificulta e adiciona mais risco a todo o processo. Veja o desmanche em vídeo abaixo:

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados