Notícias Aplicativos e Software

Firefox vai avisar se um site foi hackeado

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Um recurso em desenvolvimento no Firefox pode deixar as empresas mais alertas: o navegador irá exibir um aviso quando o usuário estiver acessando um site que sofreu vazamento de dados no passado.

A novidade está sendo desenvolvida em conjunto com Troy Hunt, pesquisador de segurança responsável pelo Have I Been Pwned, que mostra se alguma senha sua já vazou na internet (provavelmente sim). O site reúne mais de 4,8 bilhões de contas afetadas em 250 serviços, incluindo LinkedIn, Adobe, Last.fm, MySpace e Dropbox.

Por enquanto, o recurso não foi incorporado ao código-fonte do Firefox; há apenas um protótipo em formato de extensão para a versão de desenvolvedores. Basicamente, o navegador passa a exibir um ícone de alerta na barra de endereços que, quando clicado, informa que você “visitou um site hackeado”. Também é possível inserir seu endereço de e-mail para verificar se você foi afetado pelo vazamento.

A Mozilla ainda precisa definir como será o funcionamento e a linguagem utilizada no aviso — os sites provavelmente não vão gostar do fato de seus visitantes receberem uma mensagem na cara avisando que houve um vazamento (ainda mais um que tenha acontecido há muito tempo). Mas talvez o recurso possa ser útil para ensinar aos usuários que reaproveitar senhas em diversos sites é uma péssima ideia.

Com informações: Bleeping Computer.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque