Foto por Yi Shiang/Flickr

Por muitos anos, o jailbreak foi algo quase essencial para usuários experientes do iOS. Isso permitia instalar apps de fora da App Store, personalizar a interface com widgets, organizar apps em janelas no iPad, entre outras possibilidades.

No entanto, ele vem perdendo popularidade. Dois repositórios da Cydia, loja de apps para dispositivos com jailbreak, foram arquivados em menos de um mês; e ainda não há uma forma pública de fazer jailbreak no iOS 11.

O repositório ModMyi foi arquivado, ou seja, não permitirá acrescentar novos apps e temas. O ZodTTD/MacCiti também se despediu; das principais alternativas, restou apenas o BigBoss.

Como explicam os responsáveis pelo ModMyi, custa muito caro manter os servidores para uma app store alternativa. Dado o menor interesse em jailbreak, isso não compensa mais:

Depois que a ModMy, a Mobile Nations (dona da ModMy) e SaurikIT terminamos nossas discussões, houve um resultado claro, mas triste, para a questão da Cydia e dos repositórios. Não era plausível continuar com o ModMyi, pois os custos do servidor eram insanos, e o dinheiro que o repositório gerava estava bem abaixo do valor necessário para mantê-lo, não com um retorno econômico, mas até mesmo sem fins lucrativos.

Jay Freeman, criador da Cydia e conhecido como “saurik”, disse em entrevista ao Motherboard que o jailbreak atualmente é útil apenas para modificações pequenas. A Apple acabou implementando no iOS diversos recursos que antes exigiam o desbloqueio, como widgets, botões de ajuste rápido, gravação de tela, entre outros.

Inclusive, a velocidade em que desenvolvedores conseguem fazer o jailbreak diminuiu consideravelmente. O iOS 11 ainda não foi desbloqueado; no caso do iOS 10, isso demorou três meses após o lançamento para o público. Com o iOS 5, foram apenas algumas horas.

Claro, o jailbreak não morreu de vez: nem todo mundo quer ficar restrito à App Store, por exemplo. E a comunidade do Reddit dedicada a desbloquear iPhones e iPads continua ativa: “eu sei que os tempos estão um pouco difíceis para todos, mas isso apenas significa que precisamos nos concentrar no que temos no momento”, escreve um dos moderadores do /r/jailbreak.

Com informações: Mac Rumors, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados