Selecionar uma pessoa em uma fotografia é certamente uma das tarefas mais comuns no Photoshop. Normalmente, isso é feito com uma ferramenta de seleção manual e uma pequena dose de paciência. Mas a Adobe criou um recurso para fazer todo o trabalho com um clique, utilizando inteligência artificial.

O novo recurso, chamado de Select Subject, conta com aprendizagem de máquina para detectar uma pessoa (ou mesmo um animal), distinguindo-a do fundo ou de outros elementos da imagem. Ele faz parte do Adobe Sensei, que “aproveita trilhões de conteúdos e ativos de dados, de imagens de alta resolução a cliques de consumidores” para melhorar a precisão da ferramenta.

Este vídeo mostra uma prévia do Select Subject em funcionamento:

Dá para ver que o recurso ainda não está muito preciso: no exemplo da modelo sentada na calçada, o Photoshop seleciona parte do concreto e esquece da mão esquerda; em outra imagem, um cachorro fica com três patas. Ainda assim, a ferramenta pode economizar um bom tempo de seleção manual — principalmente se for necessário recortar várias pessoas.

O Select Subject estará disponível em uma atualização futura do Photoshop CC; a Adobe ainda não divulgou a data de lançamento.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados