Falha grave no macOS High Sierra permite acesso root ao sistema sem senha

Atualização de emergência foi liberada pela Apple na tarde desta quarta-feira (29)

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana

Lançado em setembro, o macOS High Sierra já tem uma falha de segurança — bem grave, por sinal. A vulnerabilidade foi encontrada pelo desenvolvedor Lemi Orhan Ergin e permite acesso root ao sistema sem senha alguma.

Quando o usuário precisa mudar alguma configuração importante ou escrever em uma pasta protegida, o macOS pede a senha de administrador. A falha descoberta deixa alguém escrever “root” no campo de usuário e completar o processo sem informar a senha.

Normalmente, o usuário raiz precisa ter alguma senha definida, já que tem privilégios de leitura e gravação em diversas áreas do sistema, e consegue acessar os arquivos de outros usuários. Por conta dessas vantagens, que podem dar margem a alguma invasão, ele vem desativado por padrão.

No macOS High Sierra, porém, não só ele pode ser ativado sem senha, como é criado automaticamente quando alguém tenta autorizar algum processo pelo login de raiz. Por isso, é importante que você não teste esta vulnerabilidade em casa, caso contrário o usuário root será criado e você ficará vulnerável.

Em comunicado à Bloomberg, a Apple reconheceu o problema e disse estar trabalhando em uma atualização de sistema para corrigi-lo. Por enquanto, a empresa recomendou que você defina uma senha para o usuário raiz.

Como se proteger?

Como já falamos acima, o primeiro passo para se proteger é não tentar autorizar algum processo com usuário root. Caso o usuário raiz seja criado, você pode ficar vulnerável.

É possível se proteger definindo uma senha para o usuário root — ou desativando-o. Para fazer isso, siga os passos abaixo:

  1. Entre em Preferências do Sistema > Usuários e Grupos > Opções de Início;
  2. Clique no cadeado e coloque o seu usuário e senha;
  3. Em “Servidor de Contas de Rede”, clique em Conectar…;
  4. Clique em Abrir Utilitário de Diretório… e depois no cadeado para colocar novamente a sua senha;
  5. Na barra de menu, clique em Editar > Alterar Senha do Root…;

Pronto! Agora é só definir uma senha para o usuário raiz. Se esta opção estiver cinza e o usuário root estiver desativado, você não precisa fazer nada. Caso você não precise de permissões de superusuário, pode deixá-lo desativado.

Com informações: TechCrunch.

Atualização de emergência

A Apple lançou uma atualização de emergência para corrigir a falha no macOS High Sierra. O download está disponível para todos os usuários na versão 10.13.1 por meio da Mac App Store.

Atualizado às 14h41 com o download da correção de emergência.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados