Área de trabalho remota do Chrome agora roda na web

Ainda é necessário instalar uma extensão para funcionar

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 semana

Ontem, o Google anunciou que vai descontinuar os Chrome Apps, aplicativos feitos para rodar no Chrome. O que eu mais uso aqui é a Área de trabalho remota, que permite controlar o computador remotamente, e fiquei com receio de ficar desamparado.

Quem também ficou com medo, saiba que o Chrome Remote Desktop agora roda na web, seja para acesso ou suporte remoto. Ela pode ser encontrada em remotedesktop.google.com e ainda é necessário instalar uma extensão para funcionar.

O novo serviço ainda está em beta, então você pode encontrar bugs; por aqui, não consegui alternar o controle entre meus dois monitores no Mac. De resto, tudo funcionou bem: o controle foi compatível inclusive com o aplicativo da Área de trabalho remota para iOS (baixe-o também no Android).

Para configurar seu dispositivo, basta abrir o Chrome em remotedesktop.google.cominstalar a extensão. Na tela de configuração, toque em Ativar, dê um nome para o seu computador e defina um PIN de pelo menos seis números.

No macOS, precisei colocar minha senha de usuário depois de configurar o PIN para ativar a Área de trabalho remota. Depois, tudo certo:

Nas opções, é possível colocar a página em tela cheia, ajustar a área de trabalho remota na página, atualizar a resolução e forçar alguns controles de teclado, como “Ctrl+Alt+Del” e “Print Screen”, além de configurar o mapeamento de certas teclas.

A parte de suporte remoto também funciona bem: dá para gerar um código para acessarem o seu computador ou inserir um código para controlar o PC de outra pessoa.

Agora em uma extensão, e não um Chrome App, a Área de trabalho remota não corre mais perigo de extinção. O lançamento da versão web é tão recente que os artigos de suporte ainda nem foram atualizados.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados