Escolas de SP testam livro de matemática na forma de app

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas
Foto por Charlotte Kesl/World Bank/Flickr

Um projeto-piloto na cidade de São Paulo vai testar a migração de livros didáticos para um formato digital. Eles ficarão armazenados no celular de cada aluno, e serão totalmente interativos. Será que dá certo?

Inicialmente, o projeto vai envolver cerca de 8.200 alunos do 1º ano do ensino médio, em 39 escolas da capital paulista. Eles receberão o livro de matemática no formato digital e também impresso, porque ainda se trata de um teste. Se vingar, isso será expandido para mais escolas no estado de SP.

O livro digital terá o mesmo conteúdo do impresso, e permitirá que os alunos respondam às questões diretamente nele. Será possível usá-lo em smartphones e na web; caso o aluno use o app, o conteúdo ficará disponível offline. Isso inclui vídeos, áudios, animações, simulações de objetos 3D e jogos educativos.

O professor poderá visualizar as respostas dadas para cada exercício, quanto tempo o aluno passou em uma página, e quais conteúdos ele estudou. Esses dados ficarão armazenados na plataforma de nuvem Microsoft Azure.

Esta plataforma foi desenvolvida em parceria com a Microsoft e a Digital Pages. Esta última fornece serviços para empresas educacionais, digitalizando o conteúdo do Etapa e do Anglo, do curso de idiomas CCAA, e das faculdades Estácio.

O vídeo abaixo demonstra o app Etapa Digital, que oferece recursos de busca, marca-texto, entre outros:

A Estácio, por sua vez, oferece seu material didático de forma digital desde 2011, dentro do sistema Didátic@, juntamente a tablets da Semp Toshiba e da Positivo.

Enquanto isso, as escolas de SP vão contar com os smartphones dos próprios alunos. Em novembro, o uso do celular foi liberado em sala de aula para fins pedagógicos.

Há algumas questões que precisam ser respondidas. Os alunos não tendem a ficar mais distraídos com o smartphone em aula? O tamanho do dispositivo é adequado para exibir um livro digital? E quem não tem smartphone, ou não tem espaço disponível para guardar o app, como fica? Tudo isso deve ser esclarecido, eu espero, com os testes nas escolas.

Em comunicado, o governo de SP explica porque o projeto-piloto envolve matemática. O ensino médio do estado teve queda nas avaliações dessa disciplina entre 2015 e 2016; a ideia é ver se a tecnologia pode ajudar a reverter isso.

Receba mais sobre São Paulo (Estado) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados