Facebook usa realidade aumentada para colocar objetos 3D em fotos e vídeos

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

Há alguns meses, o Snapchat anunciou o World Lenses, que permite colocar objetos tridimensionais na imagem ou vídeo. No mesmo dia, o Facebook anunciou que faria algo parecido. Isso era algo restrito a algumas marcas, e que agora está disponível para todos os desenvolvedores.

A ferramenta AR Studio foi lançada em beta aberto para qualquer pessoa baixar e experimentar. É possível associar uma animação a determinadas ações, como exibir raios quando a pessoa levantar as sobrancelhas.

Com ela, você pode adicionar um coração que acompanha a cabeça de alguém, ou um conjunto de setas que apontam para um objeto em movimento, ou mesmo um robô que toca música.

O Facebook chama isso de “World Effects”. Eles já estão disponíveis na câmera do Messenger e do próprio Facebook (botão no canto superior esquerdo do app).

Desde abril, o AR Studio estava disponível para duas mil marcas e desenvolvedores: por exemplo, a HBO criou máscaras de Game of Thrones. Também tivemos efeitos para divulgar filmes como Mulher Maravilha, Guardiões da Galáxia Vol. 2 e Power Rangers. Daqui em diante, mais desenvolvedores poderão usar esse recurso.

Enquanto isso, o Snapchat não permite que terceiros criem máscaras e World Lenses, com raras exceções — como objetos em realidade aumentada do artista Jeff Koons.

Com informações: Facebook, Messenger, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados