Google Chrome faz downloads paralelos para baixar arquivos mais rápido

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana
Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr

Alguns programas especializados conseguem fazer downloads paralelos, isto é, baixam diferentes partes de um mesmo arquivo ao mesmo tempo para acelerar o processo. O Google Chrome está adotando esse recurso.

Quando um arquivo for baixado por mais de dois segundos, o Chrome cria 3 conexões ao servidor de origem, como explica o XDA Developers. O navegador obtém partes diferentes do mesmo arquivo, para então uni-las quando o download terminar.

O download ficará perceptivelmente mais rápido se o arquivo for grande, e se o servidor tiver suporte adequado a trabalhos paralelos. No caso de documentos menores, você não deve notar muita diferença.

O recurso foi habilitado para todos os usuários que rodam o Chrome 64 e superior. No momento, isso consiste apenas nos canais Dev e Canary. Se você estiver no Beta, pode habilitar os downloads paralelos copiando e colando isto na barra de endereços:

chrome://flags#chrome-parallel-download

Caso você esteja usando o Chrome estável e não queira mudar para outro canal, basta aguardar: a versão 64 deve chegar para todos no final de janeiro.

O download paralelo está disponível no Windows, Mac, Linux, Chrome OS e Android — nada do iOS por enquanto.

Com informações: XDA Developers, SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados