Recentemente, Asus e HP anunciaram laptops com processador Snapdragon 835 que prometem um dia de bateria. A LG anunciou que sua linha Gram de notebooks terá autonomia semelhante, mas com processadores Intel.

O LG Gram virá em três tamanhos diferentes, todos com peso semelhante: 13,3 polegadas (965 g), 14 polegadas (995 g) e 15,6 polegadas (1.095 g). Eles possuem corpo de liga metálica — um composto de carbono e magnésio — usado na indústria aeroespacial, e resistência MIL-STD 810G a impacto, pressão e temperatura.

Eles têm um corpo fino e bateria de 72 Wh; e são equipados com processadores Intel Core i7 e i5 de 8ª geração e armazenamento SSD. A ventoinha “é ainda mais silenciosa e emite menos calor do que antes”. Desta vez, temos um teclado retroiluminado, opção de touchscreen, leitor de digitais e Thunderbolt 3.

A fabricante ainda não revela todos os detalhes — saberemos mais na feira CES, em janeiro — mas adianta alguns benchmarks. O LG Gram de 13,3 polegadas dura até 22,5 horas com base no MobileMark 2014. O modelo de 14″ aguenta até 21,5 horas de uso; enquanto a versão de 15,6″ chega a 19 horas.

O MobileMark é um teste peculiar. Ele simula o uso do computador em um escritório, com programas do Microsoft Office, Adobe Acrobat, WinZip (!) e Google Chrome. No entanto, o laptop não pode estar conectado à internet: o Wi-Fi precisa estar ativo, mas conectado a uma rede que não leva a lugar nenhum.

Dado que o principal uso de laptops é acessar a internet, esse teste não deve ser muito preciso. De fato, segundo o LaptopMag, há uma discrepância de pelo menos 50% entre a autonomia prometida pela fabricante e o que o usuário obtém de fato.

No ano passado, a LG prometia que seu Gram 14″ duraria até 23 horas (usando um benchmark antigo para a bateria). A autonomia real, segundo reviews, ficava entre 10h15min e 15h40min.

Será que, desta vez, teremos laptops com processador Intel que realmente duram quase o dia todo? Saberemos ao certo no ano que vem, quando o LG Gram (2018) chegar ao mercado.

Com informações: LG, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados