Facebook vai combater posts que pedem para você curtir, votar ou marcar amigos

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

A partir desta semana, seu feed de notícias do Facebook deverá ficar mais limpo: a rede social anunciou que vai diminuir a relevância de publicações que se utilizam de iscas de engajamento (isto é, pedem para você curtir, comentar ou votar) para tentar aumentar o alcance.

Quando um post é bastante curtido ou compartilhado, o algoritmo do Facebook entende que ele é relevante e passa a mostrá-lo para mais usuários. Por isso, algumas páginas tentam inflar artificialmente seus engajamentos — por exemplo, com frases como “marque seus amigos” ou enquetes que pedem para você votar com 😆, ❤️ ou 😡.

Diz o Facebook: “Para nos ajudar a promover um engajamento mais autêntico, as equipes do Facebook revisaram e categorizaram centenas de milhares de posts para ensinar um modelo de aprendizagem de máquina a detectar diferentes tipos de iscas de engajamento. Posts que utilizam essa tática vão ser mostrados menos no feed de notícias”.

Além disso, páginas que adotarem técnicas de iscas de engajamento com frequência terão todas as suas publicações exibidas com menos relevância no feed de notícias dos usuários. A alteração será aplicada “ao longo nas próximas semanas”, para que os administradores de páginas se adaptem ao novo algoritmo.

Há apenas algumas exceções: posts que pedem ajuda, conselho ou recomendações, como encontrar uma criança perdida, arrecadar dinheiro para uma causa ou pedir dicas de viagem. Essas publicações não serão afetadas.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados