Apple confirma que reduz desempenho de iPhones com baterias mais velhas

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 4 meses
iPhone 7

Donos de iPhones notaram que seus aparelhos estavam ficando mais lentos com o passar do tempo, mas voltavam ao desempenho máximo quando a bateria era trocada. Nesta quarta-feira (20), a Apple confirmou que reduz intencionalmente a velocidade do processador para aumentar a vida útil dos produtos.

O assunto chamou a atenção do Reddit na semana passada: um usuário mostrava que a pontuação do iPhone 6s no benchmark sintético Geekbench quase dobrava quando a bateria (com 20% de desgaste) era substituída por uma nova. Depois, com base em testes de outros usuários, a empresa responsável pelo aplicativo confirmou que a redução da velocidade era um caso generalizado, não isolado.

A teoria era de que a Apple havia desenvolvido um recurso para limitar o desempenho conforme a bateria se desgastava, evitando que o aparelho desligasse sozinho, um problema famoso do iPhone 6s. Uma bateria mais antiga fornece uma tensão menor, que nem sempre é suficiente para energizar um processador trabalhando no máximo, por isso, a solução teria sido limitar o consumo (e a performance) do chip.

Ao The Verge, a Apple confirma a teoria:

“Nosso objetivo é oferecer a melhor experiência para os consumidores, o que inclui o desempenho geral e o prolongamento da vida útil de seus dispositivos. As baterias de íons de lítio tornam-se menos capazes de atender às demandas de pico de corrente em ambientes frios, com carga baixa ou à medida que envelhecem ao longo do tempo, o que pode resultar no desligamento inesperado do dispositivo para proteger seus componentes eletrônicos.

No ano passado, lançamos um recurso para o iPhone 6, iPhone 6s e iPhone SE para suavizar os picos instantâneos [de consumo] somente quando necessário para evitar que o dispositivo se desligue inesperadamente nessas condições. Agora estendemos a funcionalidade para o iPhone 7 com o iOS 11.2 e planejamos adicionar suporte para outros produtos no futuro”.

O recurso faz algum sentido (é melhor um iPhone mais lento que um iPhone desligado), mas fica a dúvida se a Apple não poderia ter sido mais transparente, divulgando claramente que isso existia. A lentidão faz os usuários perguntarem se eles deveriam comprar um iPhone novo (e não uma bateria nova) quando o aparelho estiver mais lento. Imagine quantos smartphones foram trocados desnecessariamente?

Sem contar que isso significa que os iPhones começam a ficar mais lentos depois de apenas um ano de uso, como já está acontecendo com os iPhones 7. E isso é muito cedo. Felizmente, no iOS 11.3, a Apple deu uma opção para desativar a redução de velocidade.

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados