Opera - bloqueador de mineração

Enquanto o Bitcoin oscilava mais que bêbado em montanha-russa, a versão beta do Opera 50 foi lançada trazendo uma novidade mais útil do que parece: proteção contra páginas que discretamente usam o navegador do usuário para minerar criptomoedas.

Com a iniciativa, a Opera Software — em breve, Otello Corporation — demonstra ter timing: as moedas digitais ganharam tanta notoriedade em 2017 que a quantidade de espertinhos usando malwares, extensões, redes Wi-Fi e páginas web para “sequestrar” o computador ou o dispositivo móvel do usuário para mineração de criptomoedas disparou, inclusive no Brasil.

O Opera 50, ainda que na versão beta, é o primeiro browser a trazer proteção contra esses scripts de maneira nativa. Chamada de NoCoin, o recurso pode ser ativado nas configurações do navegador. Quando isso é feito, scripts suspeitos são automaticamente bloqueados.

Trata-se de um mecanismo bastante similar ao bloqueio de anúncios invasivos que já existe no navegador. Não é de se estranhar, portanto, que a Opera Software tenha concomitantemente alterado as regras do seu sistema de anúncios para dar respaldo à nova função.

Além de bloquear scripts de mineração, o Opera 50 beta traz suporte a novos recursos de realidade virtual que o tornam compatível com aplicações do tipo no Oculus Rift e no Chromecast. O download pode ser feito aqui.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados