Eu considero perdida a batalha contra vídeos verticais. Eles ficam terríveis na tela de computadores e em TVs, mas a realidade é que eles costumam ser gravados e visualizados em smartphones.

Até mesmo o YouTube cedeu. O aplicativo para Android exibe em tela cheia os vídeos gravados na vertical; e agora, o mesmo vale para o iOS.

Na verdade, o app vai um passo além: o player se adapta dinamicamente ao tamanho do vídeo. Por exemplo, se você quiser conferir as recomendações do YouTube, pode deslizar para cima e continuar vendo apenas uma área do vídeo vertical. Deslize para baixo, e ele voltará a ocupar o máximo de espaço na tela.

Isso fica mais claro no GIF abaixo:

Bye bye, black bars. 👋

Now the YouTube player on iOS will automatically adapt to the shape of the video you’re viewing! pic.twitter.com/4jzJ6nPj4G

— TeamYouTube (@TeamYouTube) December 19, 2017

Em agosto, o YouTube anunciou planos de incluir esse recurso, que foi ativado para alguns usuários desde então. Em breve, ele estará disponível para todos no iOS.

O YouTube também adotou vídeos na vertical em um recurso semelhante aos “stories”: os Momentos (Reels) duram até 30 segundos cada, e incluem adesivos, filtros, música, texto e outros.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados