Módulo Intel + AMD

A improvável parceria entre Intel e AMD começa a ganhar forma. Acidentalmente (ou não), a Intel listou em sua página sobre overclocking o Core i7-8809G, confirmando que este será um dos primeiros processadores a virem com GPU da AMD. A página que descreve detalhadamente o modelo ainda dá erro 404, mas algumas especificações acabaram sendo reveladas neste “vazamento”.

Depois de muitos rumores, a Intel confirmou a parceria com a AMD em novembro do ano passado. O objetivo, muito provavelmente, é fazer frente à Nvidia. Para tanto, a Intel aposta em um EMIB (Embedded Multi-die Interconnect Bridge), módulo capaz de agrupar CPU, GPU e, especificamente neste projeto, memória HBM2.

Horas depois da confirmação, surgiram os nomes dos prováveis primeiros chips baseados nesta parceria: Core i7-8705G, i7-8806G e Core i7-8809G. Repare que todos são identificados com a letra ‘G’. Esse detalhe sugere que os processadores fazem parte de uma versão melhorada da família Kaby Lake e, como tal, são considerados pela Intel como chips Core de oitava geração.

O Core i7-8809G é o modelo que apareceu no site da Intel recentemente. O chip tem quatro núcleos, oito threads, frequência de 3,7 GHz (o boost provavelmente será de 4,1 GHz), cache de 8 MB, TDP de 100 W e suporte a memórias DDR4 de até 2.400 MHz. Agora vem a parte que mais chama atenção: o processador é acompanhado de uma GPU HD Graphics 630 e uma Radeon RX Vega M GH, da AMD.

Sim, o Core i7-8809G conta com duas GPUs, característica que deve facilitar a otimização de recursos: a HD Graphics 630, com suas 24 unidades de execução e clock de 350 MHz (até 1.150 MHz em turbo) pode ser direcionada às aplicações mais básicas enquanto a Radeon RX Vega M GH fica com as mais exigentes (como jogos).

Ainda não há informações sobre a GPU da AMD, mas rumores apontam para especificações com clock entre 1 GHz e 1,2 GHz, além de 4 GB de memória HBM2 com frequência de 800 MHz. Espera-se que o desempenho seja pelo menos equivalente ao de uma Radeon RX 560.

Mais detalhes devem ser liberados pela Intel até o final deste trimestre.

Com informações: ExtremeTech, HotHardware.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados