Notícias Computador

Microsoft libera atualização de emergência no Windows 10 para corrigir falhas em chips

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Em um movimento incomum, a Microsoft liberou na noite desta quarta-feira (3) uma atualização de segurança para os usuários do Windows 10. A correção de emergência protege o sistema operacional contra as falhas descobertas em processadores da Intel, AMD e ARM, conhecidas como Meltdown e Spectre.

Foto por DobaKung/Flickr

Segundo o The Verge, a atualização envolve mudanças no kernel, logo, certas empresas de antivírus terão que adaptar seus softwares para que eles continuem funcionando corretamente. Além disso, como já explicamos, a correção do Meltdown envolve separar os processos e a memória do kernel, o que pode reduzir o desempenho entre 5 e 30%. A Intel, no entanto, diz que o impacto não deverá ser significativo.

Em nota, a Microsoft informou que está ciente das falhas e trabalha com as fabricantes de chips para mitigar o problema. “Também lançamentos atualizações de segurança para proteger os usuários de Windows contra vulnerabilidades que afetam chips de hardware da Intel, ARM e AMD. Não recebemos nenhuma informação que indique que essas vulnerabilidades foram usadas para atacar nossos clientes”, diz o comunicado.

A atualização já está sendo liberada para os usuários de Windows 10. No caso do Windows 7 e do Windows 8, a correção deve chegar no tradicional Patch Tuesday, que acontece na segunda terça-feira de cada mês (ou seja, no dia 9 de janeiro).

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque