A AMD vai lançar um monte de chips Ryzen em 2018
Os lançamentos incluem processadores Ryzen de segunda geração, além de chips Threadripper

AMD e Intel agoras são “parceiras”, mas isso não quer dizer que a rivalidade entre as duas terminou: a primeira aproveitou a CES 2018 para anunciar as suas principais novidades para o ano, como as novas gerações dos processadores Ryzen e Threadripper, além de chips Ryzen Mobile.
As novidades começam com dois chips Ryzen para desktops que devem ser lançados no próximo mês:
Para o segundo trimestre, a AMD reservou três chips Ryzen Pro Mobile, que devem equipar laptops ultrafinos que precisam de bastante desempenho. Todos têm 6 MB de cache e TDP de 15 W:
A AMD anunciou ainda dois processadores Ryzen 3 para este mês que virão para complementar os chips Ryzen 7 2700U e Ryzen 5 2500U para notebooks anunciados no ano passado:
Ainda que sem entrar em detalhes, a AMD prometeu revelar em abril os primeiros chips Ryzen com a nova microarquitetura Zen+, cuja principal característica é um processo de fabricação de 12 nanômetros.
Na verdade, esses chips estão sendo vistos como um aprimoramento da atual geração de 14 nanômetros. Seja como for, a expectativa é a de que os novos modelos tragam ganho de desempenho de pelo menos 10% no consumo de energia, tecnologias como Precision Boost 2 (para controle de overclock) e frequências mais altas.
Com menos detalhes ainda, a AMD prometeu para o próximo semestre a segunda geração de processadores Threadripper (para fazer frente aos chips Intel Core i9). Mais ou menos na mesma época deveremos ter informações sobre as GPUs Vega de 7 nanômetros, assim como sobre a futura geração de chips gráficos Navi.
A companhia também já fala em lançar as microarquiteturas Zen 2 e Zen 3, ambas com processo de fabricação de 7 nanômetros. Mas elas só devem aparecer em 2019 e 2020, respetivamente.