Lembra daquela falha no macOS que permitia acesso root mesmo sem digitar nenhuma senha? Pois bem, encontraram outra brecha parecida: na versão 10.13.2, a mais recente, é possível acessar a tela de configurações da App Store com permissões administrativas utilizando qualquer senha.

A falha foi reportada no Open Radar e divulgada nesta quarta-feira (10) pelo MacRumors. Claro, ela é bem menos grave que a outra, já que se restringe às preferências da App Store, que não possui nenhuma configuração muito sensível. Ainda assim, é mais um buraco no sistema da Apple — que não está em um bom momento quando o assunto é bug de software.

Para reproduzir o problema, basta entrar em Preferências do Sistema, clicar em App Store e depois tentar destravar o cadeado para alterar as configurações. Então, digite seu nome de usuário e, no campo de senha, escreva algum poema ou xingamento; o cadeado será desbloqueado normalmente.

Por enquanto, não há relatos de que outras partes das Preferências do Sistema são afetadas pelo mesmo bug. Além disso, vale lembrar que, para usuários administrativos, o cadeado nas configurações da App Store já vem desbloqueado por padrão.

A Apple ainda não se pronunciou oficialmente sobre a falha, mas sabe-se que as versões de desenvolvimento do macOS High Sierra 10.13.3, que será lançado em breve, não são afetadas. O Sierra (10.12.6) também não apresenta o problema.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados