Um drone capaz de transportar cargas de até 227 kg pode ser desenvolvido e construído em menos de três meses? No caso da Boeing, sim. Foi esse o tempo que a companhia gastou para transformar o projeto de um CAV (Cargo Aerial Vehicle) em um protótipo funcional.

Ainda sem nome oficial, o drone chama atenção logo de cara por conta de suas dimensões: ele tem 5,49 m de largura, 4,57 m de comprimento e 1,22 m de altura, além de pesar 339 kg. A aeronave vem com oito hélices divididas em quatro pares e um conjunto de baterias desenvolvido pela própria Boeing.

O projeto ainda precisa passar por ajustes que permitirão aos engenheiros definir a altura máxima e a distância que o drone pode alcançar. Mas, na atual fase, eles estimam que a aeronave possa sobrevoar distâncias entre 15 e 32 km a partir do ponto de origem (transportando carga).

A Boeing não definiu data para lançar o drone. Na verdade, a companhia pode simplesmente não fazê-lo. Não raramente, protótipos são criados para desenvolver ou aperfeiçoar tecnologias, não resultando em produtos comerciais.

Levando essa possibilidade em consideração, o projeto pode ajudar na criação de outro drone de carga ou mesmo de aeronaves autônomas de transporte de passageiros. Coincidência ou não, a Boeing comprou uma empresa especializada em drones autônomos há pouco mais de três meses.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados