AMD vai lançar atualização de firmware para proteger contra Spectre

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
AMD Ryzen 3

A AMD anunciou nesta quinta-feira (11) que vai lançar atualizações de firmware para proteger seus processadores contra o Spectre, falha de segurança que permite o vazamento de dados entre aplicativos. A correção será disponibilizada para os chips Ryzen e EPYC ainda nesta semana, e chegará aos produtos mais antigos nas próximas semanas.

O Spectre é uma vulnerabilidade que afeta os processadores da Intel, AMD e ARM. Ele ataca um recurso dos chips conhecido como execução especulativa, que tenta prever qual código será executado em seguida, adiantando o trabalho e acelerando o desempenho. Em determinadas condições, a tecnologia roda código malicioso, permitindo que uma informação sensível seja acessada indevidamente.

A empresa já havia afirmado que “existe risco quase zero para os processadores da AMD”. Mas o problema existe, portanto, a fabricante está “liberando atualizações opcionais de micro-código para nossos consumidores e parceiros com os processadores Ryzen e EPYC”. Elas serão lançadas pelas parceiras de hardware e empresas de sistemas operacionais.

Não está claro se a correção causa algum impacto no desempenho dos chips da AMD. Em nota, a empresa informa que trabalha em conjunto com a comunidade Linux no desenvolvimento da mitigação por software conhecida como Retpoline. Ela foi criada pelo Google e gera “impacto insignificante no desempenho”.

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados