WhatsApp lança versão para empresas se comunicarem com você

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

Diversas empresas já usam o WhatsApp para se comunicar com os clientes. Por isso, o app ganhou uma versão especial para essa finalidade, e ela está disponível mais amplamente.

O WhatsApp Business é um app gratuito para pequenas empresas com alguns recursos adicionais. Será possível adicionar uma descrição do seu negócio, e-mail, endereço físico e website.

Além disso, a empresa poderá enviar respostas rápidas para perguntas frequentes; mensagens de boas-vindas para se apresentar aos clientes; e avisos de ausência quando estiver fora do horário de funcionamento. O app fornece até mesmo algumas métricas simples, como o número de mensagens que foram lidas.

A empresa que usa o WhatsApp Business será listada como uma conta comercial. Ela se tornará uma Conta Confirmada — e ganhará um selo verde ✅ ao lado do nome— quando o WhatsApp verificar que o número da conta corresponde ao telefone da empresa.

Um porta-voz diz ao The Next Web que esses recursos continuarão gratuitos no longo prazo para as empresas, mas o WhatsApp deve cobrar por novidades que serão adicionadas no futuro — será um modelo freemium.

E para você, o que muda? O WhatsApp explicou isso há alguns meses:

Quando você falar com uma empresa, haverá um aviso na cor amarela de que se trata de uma “conta comercial”. Se você já tiver o número dela na sua lista de contatos, verá no WhatsApp o nome que você escolheu; senão, verá o nome que ela escolheu. Você pode bloquear empresas, é claro, assim como qualquer outro contato.

O WhatsApp Business vinha sendo testado há meses entre algumas empresas. Agora, ele está disponível para todos nos EUA, Indonésia, Itália, México e Reino Unido; e chegará ao mundo inteiro “nas próximas semanas”.

Foi no começo de 2016 que o WhatsApp anunciou seus planos de oferecer serviços para empresas. É assim que eles vão ganhar dinheiro, já que não existe mais cobrança no app. Ele foi adquirido pelo Facebook por US$ 22 bilhões.

Com informações: WhatsApp, The Next Web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados