Notícias Antivírus e Segurança

Alguns usuários brasileiros do Spotify relatam que suas contas foram invadidas

Felipe Ventura
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Nos últimos dias, uma série de usuários brasileiros relataram no Twitter que suas contas do Spotify foram invadidas.

Em geral, alguém acessa a conta do usuário para alterar o e-mail e senha, impedindo o acesso; ou para fazer coisas como alterar sua imagem de perfil e adicionar playlists.

A usuária Andréia Amorim recebeu um e-mail dizendo que seu login e senha do Spotify foram expostos em um fórum. Ela enviou ao Tecnoblog uma captura de tela:

Outros usuários também foram afetados recentemente:

“A equipe do Spotify já está analisando esses casos”, diz a empresa ao Tecnoblog. E em um artigo de ajuda, ela explica que, “quando uma conta é invadida, geralmente é devido a uma violação de segurança de outro serviço”.

Ou seja, se você usa a mesma senha para vários serviços, invasores podem tentar acessar seu perfil do Spotify — que não oferece autenticação por dois fatores, piorando o problema.

Spotify

Em 2016, ocorreu um caso semelhante. Centenas de credenciais para o Spotify – incluindo nomes de usuário e senhas – apareceram no site Pastebin, e alguns clientes notaram que suas contas foram invadidas. Na época, a empresa disse que não foi hackeada, e que monitora o Pastebin regularmente para “avisar imediatamente os usuários afetados a trocar de senha”.

O que fazer

Se sua conta foi invadida, visite o link spotify.com/password-reset para redefinir a senha; depois, acesse sua conta e clique em “Sair de todos os dispositivos”.

Então, acesse o formulário de contato e selecione Login > “Eu não consigo entrar no Spotify” > “Ainda preciso de ajuda” e descreva o problema. Você também pode entrar em contato via @SpotifyAjuda pelo Twitter.

E para evitar problemas futuros, utilize uma senha única para acessar o Spotify, e evite compartilhá-la com outros usuários. Como o serviço não oferece verificação em duas etapas, esta é a melhor forma de se manter seguro.

Colaborou: Jean Prado.

Felipe Ventura

Editor-geral

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. Começou no TB em 2017 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia, e hoje coordena um time de editores-assistentes e a rotina das editorias. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque