Notícias Antivírus e Segurança

Microsoft libera atualização que reverte “solução” da Intel para Spectre

Felipe Ventura
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A Intel vem tentando mitigar a falha de segurança Spectre em seus processadores, mas descobriu que sua correção “pode causar mais reinicializações do que o esperado e outros comportamentos imprevisíveis”. Por isso, ela pediu que os usuários deixem de aplicá-la por enquanto.

Agora, a Microsoft liberou um patch de segurança para sistemas que ficaram instáveis após a atualização de firmware da Intel.

Foto por Yi Shiang/Flickr

A atualização para o Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10 desativa a proteção contra uma das variantes do Spectre. Testes da Microsoft mostram que o sistema deixa de reiniciar constantemente após aplicar esse novo patch; você pode baixá-lo neste link.

Ela também liberou uma configuração de registro para dispositivos impactados: administradores de TI podem desabilitar ou habilitar manualmente as proteções para o Spectre.

A Intel diz que identificou “a raiz do problema nas plataformas Broadwell e Haswell”, e vai distribuir uma nova versão do patch quando os testes estiverem concluídos.

Os processadores Ivy Bridge, Sandy Bridge, Skylake e Kaby Lake também são afetados; a fabricante diz que está “trabalhando ativamente no desenvolvimento de soluções” para essas plataformas.

O Spectre envolve uma falha na execução especulativa, fazendo o processador vazar dados protegidos de um aplicativo — como senhas — para outro aplicativo. Ele afeta chips da Intel, AMD e ARM.

Com informações: Microsoft, The Verge.

Felipe Ventura

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. Começou no TB em 2017 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia, e hoje coordena um time de editores-assistentes e a rotina das editorias. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque