WhatsApp chega aos painéis de carro compatíveis com Apple CarPlay

Felipe Ventura
Por

Há alguns anos, a Apple tem uma plataforma para carros chamada CarPlay, que faz pareamento com seu iPhone para enviar mensagens, fazer chamadas e tocar música.

Até então, o CarPlay só podia receber mensagens a partir do aplicativo padrão da Apple. Mas agora, ele finalmente ganhou suporte a WhatsApp — ainda que funcione de maneira limitada.

O SlashGear testou a novidade. Após instalar o WhatsApp 2.18.2 para iOS, e conectar seu iPhone a um veículo compatível com CarPlay, o ícone do aplicativo é adicionado automaticamente.

O ícone do WhatsApp mostra o número de mensagens não lidas. Ao tocar nele, você terá duas opções: ditar uma nova mensagem, ou pedir para a Siri ler os itens recebidos em voz alta. Não é possível lê-los na tela; é uma restrição da Apple para evitar distrações ao dirigir. Também não é possível selecionar um contato específico para ouvir o que ele enviou.

Vale lembrar que a Siri no CarPlay já era capaz de ditar mensagens para enviá-las a um destinatário do WhatsApp. No entanto, não era possível ler as mensagens recebidas, nem mostrar a quantidade de itens não lidos.

O CarPlay está disponível em 200 modelos diferentes de carros, incluindo alguns vendidos no Brasil pela Volkswagen, Ford e Chevrolet.

Por sua vez, o Android Auto já tem suporte a apps como WhatsApp, Telegram, Hangouts e Facebook Messenger. Ele lê as mensagens de texto em voz alta, e permite ditar a resposta; mas não reproduz mensagens de áudio.

Com informações: SlashGear.

Felipe Ventura

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. Começou no TB em 2017 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia, e hoje coordena um time de editores-assistentes e a rotina das editorias. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados

Relacionados