Usuários estão colocando o Windows para PCs em smartphones Lumia

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 ano

A promessa do Windows 10 Mobile não se realizou. Várias empresas deixaram de atualizar seus apps para a plataforma; enquanto isso, Bill Gates e Satya Nadella migraram para a concorrência.

No entanto, smartphones Lumia estão ganhando uma segunda vida graças a uma ferramenta para desbloquear o bootloader: usuários conseguiram instalar o Windows RT e o Windows 10 on ARM nesses aparelhos.

Este mês, o Windows Phone Internals recebeu sua primeira atualização desde 2015. A versão 2.3 automatiza o processo para desbloquear o bootloader de qualquer dispositivo Lumia, com Windows Phone 8 ou Windows 10 Mobile. Dessa forma, é possível instalar ROMs customizadas.

Segundo o desenvolvedor “Heathcliff74”, responsável pelo projeto, a ferramenta foi baixada mais de 10 mil vezes em apenas dois dias.

Ben Wang conseguiu instalar o Windows RT 8.1 no Lumia 640 XL. A touchscreen funciona, assim como o Wi-Fi e a decodificação por vídeo acelerada via hardware. Os alto-falantes embutidos não conseguem emitir áudio, mas é possível conectar dispositivos Bluetooth para tanto.

O usuário do Twitter @tfwboredom conseguiu instalar o Windows PE (Ambiente de Pré-instalação do Windows) em um Lumia 532. Trata-se de “um sistema operacional reduzido usado para instalar, implantar e reparar o Windows”.

Enquanto isso, o desenvolvedor Gustave M. colocou o Windows 10 on ARM (build 17061) no Lumia 830:

O processo não é simples. Bem Wang diz no Twitter que “você precisa estar familiarizado com ACPI, UEFI, partições do Windows Phone, estágios de implementação do Windows, desenvolvimento de drivers, depuração do kernel, e paciência”.

Com informações: SlashGear.

Felipe Ventura

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. Começou no TB em 2017 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia, e hoje coordena um time de editores-assistentes e a rotina das editorias. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados

Relacionados