Intel prepara óculos inteligentes que projetam informações na sua retina

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas

O Google Glass imaginava um futuro em que usaríamos um dispositivo inteligente com câmera no nosso rosto. A ideia não vingou, mas algumas empresas estão tentando novamente, incluindo a Intel. Que tal um par de óculos que projeta imagens na sua retina usando lasers?

A Intel demonstrou ao The Verge seus óculos inteligentes Vaunt. Eles pesam menos de 50 g e se concentram em um recurso: exibir informações no canto inferior direito do seu campo de visão.

O Vaunt possui dois pequenos módulos incorporados nas hastes, incluindo um processador desenvolvido pela Intel. Na parte direita, fica um conjunto de eletrônicos com um laser de potência muito baixa (VCSEL).

Ele projeta uma imagem vermelha e monocromática de 400 x 150 pixels em um refletor holográfico na lente direita. A imagem é então refletida na parte traseira do globo ocular, diretamente na retina. Isso funciona inclusive para quem usa lentes de grau.

A Intel diz que este é um laser de classe 1, ou seja, não emite radiação acima do limite para os olhos, mesmo em exposições prolongadas; “a potência é tão baixa que nem precisamos de certificação”.

E a interface é exibida no canto inferior direito, em sua visão periférica. Isso significa que ela não vai obstruir o mundo ao redor, mas você vai notar quando receber um alerta.

Os óculos têm Bluetooth para receber notificações do seu dispositivo Android ou iPhone, tal qual um smartwatch. Eles também podem exibir mensagens simples. O projeto é liderado por Itai Vonshak, responsável pela interface do smartwatch Pebble.

Vonshak diz que o objetivo é ir além de notificações nos seus olhos. Por exemplo, você poderia solicitar uma receita usando a voz, e ela iria aparecer diretamente nos óculos.

O Vaunt não tem botões, nem touchpad, nem câmera, nem alto-falante, nem tela — permitindo que ele pese pouco, e que sua bateria dure 18 horas de uso.

Você poderá interagir com os óculos usando gestos sutis com a cabeça; eles têm acelerômetro e bússola para tanto. E futuras versões devem ganhar um microfone, para usar assistentes como a Alexa.

A Intel planeja encontrar parceiros para fabricar e vender o Vaunt. Ainda este ano, ela abrirá um programa de acesso antecipado para desenvolvedores.

Com informações: The Verge, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados