Prévia do iOS 11.3 permite desativar redução de velocidade em iPhones

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 6 dias
Bateria do iPhone (Imagem: Kārlis Dambrāns/Flickr)

A Apple está testando o iOS 11.3 com desenvolvedores, e a versão beta 2 traz um recurso prometido pela empresa, permitindo desativar a redução de velocidade em iPhones.

Ele se chama “Saúde da Bateria (Beta)”. Você poderá conferir se o iPhone está funcionando em capacidade máxima, ou se sua velocidade foi reduzida para evitar desligamentos inesperados.

A Apple explica que, em dispositivos atualizados para o iOS 11.3, o gerenciamento de desempenho estará inicialmente desativado. Ele será ativado caso o dispositivo sofra um desligamento repentino; e se tornará mais intenso caso isso aconteça de novo.

Você poderá ir em Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria (Beta) para conferir o status na seção “Capacidade de desempenho de pico”. Se tudo estiver bem, você verá a mensagem “a bateria está fornecendo desempenho de pico normal no momento”.

No entanto, se seu iPhone passou por um desligamento repentino, haverá o seguinte aviso: “o gerenciamento de desempenho foi aplicado para ajudar a impedir que isso aconteça novamente”. Você pode tocar em “Desativar…” caso não queira reduzir a velocidade do processador.

A Apple avisa que, caso seu iPhone sofra outro desligamento inesperado, o gerenciamento de desempenho será reativado automaticamente — e você terá que desativá-lo de novo se quiser.

O recurso Saúde da Bateria (Beta) estará disponível no iPhone 6/6 Plus, iPhone 6s/6s Plus, iPhone 7/7 Plus e iPhone SE. Isso não estará presente no iPhone 8/8 nem no iPhone X, porque eles “têm um projeto de hardware e software mais avançado, que fornece uma estimativa mais precisa das necessidades de alimentação”.

Você também poderá conferir a capacidade máxima da bateria. Ela começa em 100% e vai diminuindo à medida que “envelhece” quimicamente, resultando em menos horas de uso entre as cargas.

Segundo a Apple, suas baterias retêm até 80% de sua capacidade original em 500 ciclos de carga completa. Ao detectar um valor menor que esse, o iOS diz que “a saúde da bateria está significativamente degradada” e recomenda uma troca.

E caso o sistema não consiga medir a saúde da bateria, ele recomenda que você procure a assistência técnica; “isso pode ser devido à instalação indevida ou a uma peça desconhecida”. Vale lembrar que a Apple substitui a bateria do iPhone 6 ou superior por R$ 149 mesmo se ela estiver saudável.

Com informações: Apple, 9to5Mac.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados