O Facebook quer incentivar seus usuários a compartilhar mais conteúdo pessoal, agora que os posts de páginas têm menos prioridade. A ideia, segundo Mark Zuckerberg, “é garantir que o tempo que todos gastamos na rede social seja tempo bem gasto”.

Por isso, o Facebook ganhou um novo recurso de listas. Segundo o TechCrunch, esta é a primeira grande atualização para a seção “no que você está pensando?” desde o lançamento de planos de fundo coloridos, há pouco mais de um ano.

Não tem muito segredo: você pode criar listas com metas para 2018, locais para visitar, coisas a adquirir, e amigos a agradecer. É possível personalizá-las com fundos coloridos e emojis. E seus amigos poderão copiar sua lista e compartilhar suas próprias opiniões sobre o assunto.

As listas estão sendo distribuídas aos poucos para todos os usuários ao redor do mundo. Eu consegui acessá-las no Android, porém não na web.

O objetivo é estimular que você poste mais conteúdo pessoal — algo que os usuários do Facebook vêm fazendo cada vez menos. Segundo o The Information, as atualizações pessoais diminuíram 15% ao longo de 2016, e já haviam caído 21% entre meados de 2014 e meados de 2015.

O Facebook também ajustou o algoritmo do Feed de Notícias para mostrar mais posts de amigos e familiares, e menos de páginas e sites. Um ex-funcionário sênior diz ao BuzzFeed: “se a porcentagem de conteúdo de amigos/familiares for muito baixa, as pessoas acham que o Facebook não tem mais valor”.

Com informações: TechCrunch.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados