Site oferece opção de minerador de criptomoeda para quem usa adblock

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana
Stop - anúncios

Desde o ano passado, alguns sites passaram a testar mineradores de criptomoeda como alternativas para anúncios. O problema é que, em geral, eles não eram transparentes e não avisavam o usuário de que estavam usando seu processador.

O site Salon, especializado em política dos EUA, decidiu usar um minerador de forma diferente: ele aparece como alternativa para quem tem um bloqueador de anúncios ativado.

Se você usa o AdBlock Plus, por exemplo, aparece um aviso: “percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios”. Há duas opções: colocar o site na lista de domínios permitidos (whitelist), ou suprimir anúncios “permitindo ao Salon usar seu poder de computação não utilizado”.

Eu experimentei essa nova opção, e o Salon carregou sem anúncios — mas o Chrome passou a usar 20% do processador de forma constante. O FAQ explica que o minerador diminui o uso da CPU “se você iniciar um processo que requer mais recursos do seu computador”.

O minerador só ficará ativo enquanto o site estiver aberto no navegador; ao fechá-lo, o consumo de CPU volta ao normal. Ele lembra sua opção de minerar criptomoedas por 24 horas, e depois pergunta de novo se você quer desbloquear anúncios.

Segundo o Financial Times, o site não usa o minerador Coinhive — que se tornou um grande problema — e sim uma alternativa chamada AuthedMine, que “nunca é iniciado sem a autorização do usuário”. Trata-se de JavaScript; não é preciso instalar nada.

O AuthedMine é usado para minerar Monero, mas o Salon não menciona esse detalhe. Eles dizem apenas que, “para o nosso programa beta, começaremos aplicando seu poder de processamento para ajudar na evolução e no crescimento da tecnologia blockchain e criptomoedas”.

Mineradores ocultos de criptomoeda foram inseridos em domínios hackeados, em alguns sites brasileiros, e até em anúncios maliciosos no YouTube. Navegadores como o Opera adotaram bloqueadores nativos de minerador.

Essa iniciativa do Salon, no entanto, parece mais razoável. Você toparia manter o bloqueador de anúncios ativo, e em troca ceder o processamento do seu PC para minerar criptomoeda?

Com informações: Salon, The Next Web. Atualizado às 19h46.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados