Páginas do Facebook convertem imagens em vídeo para enganar algoritmo

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana
Facebook

Há alguns anos, o Facebook alterou seus algoritmos para exibir mais vídeos no Feed de Notícias. Isso significa que o alcance de páginas que publicam links e imagens foi reduzido.

Para se adaptar à mudança, páginas de conteúdo viral passaram a converter suas imagens em vídeo. Além disso, elas colocam setas e símbolos flutuantes para driblar a detecção de spam no Facebook.

Como explica o Daily Beast, páginas de memes reúnem principalmente capturas de tela de tweets virais ou posts do Tumblr. Para serem promovidas pelo algoritmo do Facebook, elas passaram a converter essas imagens estáticas em vídeo.

No final do ano passado, o Facebook percebeu o truque. A detecção de spam ficou mais sofisticada, e os vídeos de imagens estáticas passaram a ser removidos, ou tiveram queda no engajamento.

Então, as páginas de meme reagiram colocando elementos animados — setas brancas, confetes ou triângulos — por cima da imagem estática. Isso dificulta a detecção de spam, e permite que os posts atinjam milhões de usuários.

Além disso, os vídeos têm alcance maior quando os usuários marcam amigos nos comentários. Por isso, páginas de memes geralmente dizem “marque aquele seu amigo que…” ou algo semelhante.

Um grupo no Facebook, com quase 7 mil membros, reúne exemplos de páginas que usam esses truques. Isso inclui Funny Texts, FUN Texts, Sarcasm, Sarcastic Quotes, entre outras; elas têm entre 2,5 milhões e 6 milhões de curtidas.

O objetivo dessas páginas é aumentar seu alcance para ganhar dinheiro divulgando links. “Várias dessas páginas de meme parecem existir apenas para promover sites específicos periodicamente”, segundo o Daily Beast.

Resta ver como o Facebook vai reagir. Eles já combateram vídeos ao vivo “falsos”, que transmitiam apenas uma imagem estática de enquete; e links com um botão de reprodução “falso” na prévia, estimulando o usuário a clicar.

Com informações: The Daily Beast.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados