Foto por Cairo/Flickr

O Android Go é uma versão simplificada do sistema para dispositivos que têm entre 512 MB e 1 GB de RAM. Ele vem acompanhado por uma suíte de apps do Google, otimizados para ocupar metade do espaço.

Pouco a pouco, o Google vem liberando seus apps Go na Play Store. O mais recente é o Gmail Go, que o Android Police teve a oportunidade de testar.

O Gmail Go ocupa 24,8 MB após ser instalado, contra 47 MB da versão normal — é quase metade. Ainda assim, ele tem a mesma interface e os recursos que você esperaria.

Você pode selecionar múltiplos itens segurando-os com o dedo; deslizar para arquivar/excluir e-mails; e escrever mensagens com formatação (negrito, itálico, fundo colorido etc.). O ícone na tela inicial tem até atalhos rápidos para compor um novo e-mail.

No entanto, como nota o TechCrunch, há alguns engasgos na rolagem — é possível que ele seja um webapp, em vez de um app totalmente nativo. Além disso, ele sincroniza menos dias de e-mails e anexos para consumir menos dados.

O Gmail Go funciona apenas no Android 8.1 ou superior, já que o Android Go é baseado nessa versão.

Nos últimos meses, o Google vem lançando versões Go de seus principais aplicativos. Isso inclui:

  • YouTube Go, que permite baixar vídeos para assistir offline;
  • Files Go, que limpa arquivos desnecessários no smartphone;
  • Google Go, app de busca que ocupa apenas 12 MB após instalado;
  • Gboard Go, teclado sem busca por GIF nem stickers — e que consome menos RAM;
  • Google Maps Go, um webapp com recursos básicos de mapas;
  • Google Assistant Go, versão do assistente que por enquanto tem apenas suporte a inglês.

Alguns desses apps (Google Go, YouTube Go, Files Go) funcionam em diversas versões do Android, enquanto outros exigem Oreo.

Com informações: Android Police, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados