AMD envia processador novo para resolver problema com firmware

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
Ryzen 3 2200G e Ryzen 5 2400G

Este é um problema conhecido do pessoal que monta ou montava seu próprio PC: você compra um processador novinho em folha, escolhe uma placa-mãe que suporte o soquete do chip, liga tudo direitinho na fonte de alimentação e… nada acontece. Muitas vezes, isso ocorre porque o firmware da placa-mãe não foi atualizado para suportar o novo processador.

Isso aconteceu com os compradores do novo Ryzen 5 2400G, que possui uma GPU integrada. Ele exige uma atualização de firmware na placa-mãe; caso contrário, o computador não dá boot. Só que, para atualizar o firmware, você precisa de um processador. E agora? A AMD resolveu a questão de uma forma peculiar: enviando um chip novo para os usuários.

Em um artigo de suporte, a AMD explica que o soquete AM4 é utilizado pelos processadores Ryzen e foi lançado em 2017; desde então, houve várias atualizações, inclusive para suportar os chips com GPUs integradas. As soluções oferecidas são as clássicas (atualizar o BIOS na loja de hardware ou instalar temporariamente um processador que seja suportado) e uma nova, chamada de Boot Kit Solution.

Segundo o Ars Technica, esse kit é composto por uma ventoinha e um processador dual-core AMD A6–9500, o modelo mais barato com GPU integrada disponível no mercado. Basta solicitar o kit, instalar o processador temporário, atualizar o firmware da placa-mãe e depois colocar o chip novo, que passará a funcionar normalmente.

Por um momento, os usuários pensaram que estavam ganhando um processador de graça (é um modelo basicão, mas de graça até injeção na testa), mas a AMD pede que o chip seja enviado de volta. Estranhamente, a empresa solicita que a ventoinha do kit (que não é compatível com os chips Ryzen) seja mantida com o usuário.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados