Os detalhes sobre a próxima versão do Android estão surgindo aos poucos, antes de seu anúncio oficial — que deve ocorrer em maio, durante a conferência Google I/O para desenvolvedores.

Desta vez, uma mudança no AOSP (Android Open Source Project) mostra que o sistema impedirá que apps em segundo plano acessem a câmera. A ideia é evitar que apps mal-intencionados tirem fotos comprometedoras quando a tela estiver desligada.

O XDA Developers explica que, quando o serviço da câmera detecta que um app está ocioso, o Android P encerra o acesso à câmera. O app pode até tentar, mas o sistema continuará a impedi-lo de tirar fotos ou gravar vídeos.

Para continuar usando a câmera, o app precisa implementar um serviço em primeiro plano. Desde o Android Oreo, isso significa exibir uma notificação dizendo que ele está sendo executado.

Em versões anteriores do Android, apps podem usar a câmera sem avisar. Em 2014, o desenvolvedor Szymon Sidor demonstrou como é possível tirar fotos e gravar vídeos sem o usuário saber: basta ajustar o visor da câmera para 1 pixel, tornando-o praticamente invisível. Isso funciona mesmo em segundo plano e com a tela desligada.

Claro, isso pode ser problemático para apps como o Cerberus, feitos para rastrear um celular roubado. Ele permite tirar fotos do ladrão com a câmera frontal, mas teria que exibir uma notificação no Android P de que a câmera está ativa.

De acordo com a Bloomberg, o Android P terá suporte a telas dobráveis ou com “chifres”; permitirá integrar comandos do Google Assistente em apps de terceiros; e trará uma mudança expressiva na interface.

Além disso, ele deve adotar o algoritmo de compressão Brotli para atualizações OTA mais rápidas; poderá se conectar a impressoras usando Wi-Fi Direct; e terá suporte nativo a aparelhos auditivos Bluetooth.

Com informações: XDA Developers, SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados