Uma falha de segurança no uTorrent permite que seu computador seja controlado por uma pessoa mal intencionada, inclusive por meio de um site malicioso. A brecha existe em duas versões do cliente de torrent e foi descoberta por um pesquisador do Google, que faz parte da iniciativa Project Zero.

Os detalhes da vulnerabilidade não foram revelados. Até o momento, sabe-se que ela existe tanto no uTorrent para Windows quanto no uTorrent Web e permite execução de código malicioso por meio da função de controle remoto do aplicativo — o exploit funciona mesmo se o usuário não ativar o recurso de Web UI.

Ao explorar a brecha, um hacker pode gerenciar remotamente os downloads do usuário. Isso parece algo quase inofensivo, mas abre espaço para que um arquivo malicioso seja baixado diretamente para a pasta de inicialização do Windows, por exemplo, o que faria o malware ser executado no próximo boot.

A BitTorrent informou que o problema foi consertado no uTorrent 3.5.3.44352 para Windows e no uTorrent Web 0.12.0.502. A versão corrigida para Windows está em beta e será distribuída aos usuários nos próximos dias; você pode baixá-la no site do uTorrent.

Vale lembrar que o uTorrent, embora ainda seja o cliente de BitTorrent mais popular do mundo, tem um histórico meio conturbado: há alguns anos, ele começou a instalar mineradores de criptomoeda e, recentemente, surgiram relatos de que os anúncios do programa vêm com malware. Listamos algumas alternativas aqui.

Com informações: Ars Technica, Torrent Freak

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados