Este mês, a Boston Dynamics demonstrou seu robô SpotMini abrindo uma porta para outro robô passar — e teve quem ficou assustado com essa habilidade.

Será que uma pessoa poderia impedir que isso acontecesse? Provavelmente não. Desta vez, o SpotMini conseguiu abrir uma porta mesmo quando um humano serviu de obstáculo.

O robô usa um braço com gancho para agarrar a maçaneta da porta. Um funcionário tenta impedi-lo usando um taco de hóquei, mas não consegue. Ele empurra a porta com as mãos, o que também não dá certo.

Então, o humano puxa o robô por uma alça na traseira, deixando-o desorientado. Mas, em questão de segundos, o SpotMini se estabiliza, abre a porta e vai embora.

Após receber o comando para atravessar a porta, o robô opera de forma autônoma. Ou seja, ele está lidando com as interferências sem ajuda de um humano.

A ideia aqui é testar como o robô se comporta em ambientes com obstáculos. Se surgir alguma interferência inesperada, o SpotMini precisa ser capaz de se recuperar, ou ele não seria muito útil.

A Boston Dynamics sugere que esse dispositivo poderia ser usado em missões de resgate — ele foi desenvolvido para realizar tarefas em espaços bastante limitados — e diz que “este teste não irrita nem prejudica o robô”. Assim espero.

Com informações: TechCrunch, SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados