LG V30S ThinQ tem câmera dupla com truques de inteligência artificial

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

A estratégia da LG para smartphones vem sendo repensada após diversos prejuízos. Em vez de aproveitar a feira MWC para anunciar um sucessor do G6, ela decidiu adicionar pequenas melhorias ao V30.

O LG V30S ThinQ mantém a tela OLED de 6 polegadas com resolução 2880 x 1440 e proporção 18:9. Além disso, ele ainda vem com o processador Snapdragon 835.

A bateria de 3.300 mAh não sofreu mudanças, e ainda possui carregamento sem fio. Ele segue com a proteção IP68 contra água e poeira, mais o protocolo MIL-STD 810G. A entrada tradicional de 3,5 mm não foi removida.

No entanto, agora ele tem 6 GB de RAM (conta 4 GB no V30 original) e opções de 128 GB ou 256 GB de armazenamento expansível por microSD. Ele vem nas cores Moroccan Blue (azul) e Platinum Gray (cinza).

Ele mantém a câmera traseira dupla, de 16 megapixels com abertura f/1,6 e 13 MP f/1,9. No entanto, o software ficou mais esperto; daí a marca “ThinQ”, usada pela LG em seus produtos centrados em inteligência artificial.

O Vision AI analisa objetos no campo de visão da câmera e determina as configurações ideais para tirar a melhor foto. Por exemplo, se você apontar o V30S para um prato de macarrão, ele vai ativar o “modo de comida”, aumentando a temperatura de cor e a nitidez.

A câmera começa a exibir palavras na tela como no filme Uma Mente Brilhante. O Vision AI pensa “em voz alta”, tentando adivinhar o que o V30S está observando. Ele é treinado para reconhecer oito categorias específicas: pessoa, animal, cidade/edifício, flor, nascer do sol, pôr do sol, comida e panorama.

Esse recurso não envia a imagem para a nuvem: a análise é feita localmente em tempo real. O Vision AI foi desenvolvido em parceria com a EyeEm, startup de fotografia cuja IA foi treinada com mais de 100 milhões de imagens.

Ele parece funcionar bem na maioria das vezes, mas nem sempre. “Colocamos sushi, massa folhada e uvas em um prato, e a câmera não teve problemas em reconhecê-los como ‘comida’. Ele era igualmente astuto ao tirar fotos de pessoas. Por outro lado, um grande cão branco também foi identificado como ‘pessoa’”, explica o TechCrunch.

Como isso depende basicamente do software, o V30 original vai receber o Vision AI “em breve”, de acordo com a LG. O V30S ThinQ roda Android 8.0 Oreo, e o V30 será atualizado para essa versão.

Há também outros recursos de IA. O QLens analisa objetos do mundo real usando a câmera para ajudar o usuário a descobrir onde comprá-los na internet. E o Voice AI funciona junto ao Google Assistente para abrir aplicativos e alterar configurações usando comandos de voz.

E o sucessor do LG G6? Rumores dizem que veremos um aparelho, codinome “Judy”, até junho. Ele teria processador Snapdragon 845, 4 GB de RAM e 64 GB de espaço.

Com informações: LG, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados