Os dispositivos móveis — smartphones e laptops — estão adotando telas com bordas cada vez mais finas. Isso leva a um problema: o que fazer com a câmera frontal? Não dá para removê-la, sob risco de afastar potenciais clientes.

O iPhone X e outros smartphones possuem um entalhe na parte superior. O Xiaomi Mi Mix deixa a câmera na borda inferior, assim como laptops da Dell. Por sua vez, a Huawei decidiu colocar a webcam no teclado.

O Matebook X Pro possui uma touchscreen de 14 polegadas com resolução 3000 x 2000 quase sem bordas, ocupando 91% da parte frontal.

Para tanto, a Huawei colocou a webcam entre as teclas F6 e F7, debaixo de um botão; pressione-o, e ela aparece. A câmera pop-up só filma você quando está levantada, protegendo sua privacidade; e não ocupa espaço valioso nas bordas da tela.

Esta parece ser uma solução elegante para dois problemas. Segundo a empresa, uma pequena porcentagem de usuários faz videochamadas regularmente com uma webcam de laptop; e quem usa esse recurso muitas vezes cobre a câmera por motivos de privacidade.

A Huawei afirma que a webcam está inclinada para dar uma aparência de “foto do passaporte” às imagens. Infelizmente, o ângulo da câmera é fixo e mira no seu tórax, em vez do rosto — é preciso inclinar o laptop inteiro, segundo o The Verge. O Ars Technica também não gostou. Para mim, acho que essa inconveniência não seria um problema.

https://twitter.com/vladsavov/status/967804241015377920

O Matebook X Pro tem processador Core i5 ou i7 de oitava geração, 8 GB ou 16 GB de RAM, e 256 GB ou 512 GB de armazenamento PCIe. Há a opção de chip gráfico Nvidia GeForce MX150. A bateria promete durar até 15 horas.

Ainda assim, ele é bem fino: são 14,6 mm de espessura e 1,3 kg. Ele é feito de liga de alumínio e tem poucas portas, mas felizmente inclui uma entrada USB tradicional, além de uma USB-C, Thunderbolt 3 e 3,5 mm para fone de ouvido.

O teclado retroiluminado tem proteção contra derramamentos e um touchpad bem grande. Nas laterais, ficam os quatro alto-falantes com som Dolby. Ele também possui quatro microfones de longo alcance para falar com a Cortana. O botão liga/desliga tem um leitor de digitais.

O Matebook X Pro roda Windows 10 Home Signature Image Edition, versão do sistema sem bloatware, graças a uma parceria com a Microsoft. Ele custará a partir de € 1.499 (R$ 6 mil), ainda sem data de lançamento.

Com informações: Ars Technica, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados