A assinatura premium do Spotify não é cara: são US$ 9,99 por mês ou, no Brasil, R$ 16,90. Apesar disso, um monte de gente recorre a artifícios técnicos, digamos assim, para usufruir de alguns recursos sem pagar. Pois bem, o Spotify está identificando os espertinhos e começou a notificá-los.

O truque mais comum consiste em usar aplicativos não oficiais para Android que removem algumas das restrições da conta gratuita. Tudo que a pessoa precisa fazer é instalar o app e fazer login. Esses softwares conseguem, sobretudo, impedir a veiculação de anúncios, recurso que só existe para as assinaturas pagas.

tudo indica que o Spotify sabe da existência desses aplicativos há tempos, por isso, causava estranheza a falta de reação. Tarde ou não, a companhia decidiu agir. Os usuários com contas que apresentam indícios de acesso com aplicativos suspeitos estão recebendo um email de advertência.

A mensagem orienta o usuário a desinstalar apps não autorizados ou modificados que dão acesso ao Spotify e usar apenas o aplicativo oficial. A empresa alerta que, se atividades indevidas continuarem sendo detectadas, o usuário poderá ter a sua conta suspensa ou encerrada.

Email de alerta do Spotify

É claro que um “recado” como esse não resolve o problema. Mas há indícios de que o Spotify está executando outras medidas. Só para dar um exemplo, o TorrentFreak obteve relatos de usuários que, além do recebimento do email, perceberam que os aplicativos “genéricos” deixaram de acessar o serviço.

Outro sinal claro é o fato de o repositório do Spotify Dogfood, um dos apps mais usados para burlar as restrições da plataforma, ter sido removido do GitHub por solicitação do próprio Spotify.

Receba mais sobre Spotify na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados