Os robôs podem tomar o lugar de muitos empregos, inclusive dos chapeiros de restaurantes. O Flippy, desenvolvido pela Miso Robotics, é especialista em montar hambúrgueres no ponto certo e começou a trabalhar em uma das lanchonetes da rede CaliBurger nesta segunda-feira (5).

O Flippy foi anunciado publicamente em 2017 e estava em testes desde então. A vantagem do robô é que ele pode dar conta de 12 hambúrgueres ao mesmo tempo, sempre com a mesma consistência e eficiência. Por meio de uma tecnologia de detecção de calor, o robô sabe quando é a hora certa de virar a carne.

Ele também utiliza visão computacional para identificar os ingredientes do sanduíche, como queijo, hambúrguer bovino e hambúrguer de frango, bem como saber se o pão está virado ou não. Depois, o braço robótico do Flippy monta tudo na ordem certa (não do jeito do Google).

A Miso Robotics vende o Flippy como um “assistente de cozinha”, que pode fazer o trabalho manual enquanto os cozinheiros se concentram na preparação dos ingredientes e na interação com os clientes. O objetivo do robô, segundo a empresa, é “melhorar as condições de trabalho dos chefes e dos cozinheiros por meio de assistentes, não substituí-los”.

O robô chapeiro já está em funcionamento em uma das unidades da CaliBurger em Pasadena, no estado americano da Califórnia, e deve ser instalado em mais 50 restaurantes nos próximos anos.

Com informações: SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados