SpaceX lança com sucesso a 50ª missão Falcon 9
Nesta terça-feira (6) de manhã, a SpaceX atingiu um importante marco: realizou a 50ª missão de seus foguetes Falcon 9. O lançamento ocorreu na base do Cabo Canaveral, na Flórida, e não teve imprevistos.
Desta vez, a empresa levou o Hispasat 30W-6 para uma órbita geoestacionária. Trata-se de um satélite espanhol de comunicações com 6 toneladas e o tamanho de um ônibus — a maior carga já levada pela SpaceX.
O Hispasat 30W-6 ficará acima do Brasil, a 30 graus de longitude oeste, e irá substituir o satélite antigo Hispasat 1D, fornecendo banda Ku de alta velocidade no país e na região dos Andes.
No Twitter, Elon Musk comemorou: “nem acredito que já foram 50 lançamentos do Falcon 9. Há dez anos, nós mal conseguíamos atingir órbita com o pequeno Falcon 1”.
Successful deployment of Hispasat 30W-6 to a geostationary transfer orbit confirmed. pic.twitter.com/PHctrfzwKa
— SpaceX (@SpaceX) March 6, 2018
Os foguetes Falcon 9 vêm sendo usados desde 2010. A SpaceX também lançou recentemente o Falcon Heavy pela primeira vez — o foguete operacional mais poderoso da Terra — e levou um carro da Tesla para o espaço.
Com informações: TechCrunch, SlashGear.