O que há de novo no Android Pie Developer Preview

O Google acabou de anunciar uma prévia para desenvolvedores do Android Pie, próxima versão de seu sistema operacional móvel.
Ela traz um novo painel de notificações, suporte a telas com “notch”, e melhorias no desempenho e em outros aspectos. Confira os detalhes.
O painel de notificações foi completamente reprojetado. Os ícones de configurações rápidas agora ficam em círculos; e as notificações ganharam um fundo branco e com bordas arredondadas.
Além disso, em apps de bate-papo, você não verá apenas as respostas não lidas: haverá uma lista com as mensagens mais recentes para dar o contexto da conversa.
E mais: haverá uma seção para sugestões automáticas de respostas — assim como o Google vem testando separadamente com o app Reply.
Sabíamos que o Android P iria ganhar suporte a telas com formatos diferentes. De fato, a prévia para desenvolvedores permite simular um entalhe pequeno, como no Essential Phone; ou enorme, como nos diversos aparelhos imitando o estilo do iPhone X.
A fabricante poderá definir a altura do notch, e o Android vai ajustar o tamanho da barra de status. Quanto a apps imersivos, que ocupam a tela inteira, os desenvolvedores terão novas APIs para detectar o tamanho e localização do entalhe para adaptar seu conteúdo.
O Android Runtime (ART), engine para rodar aplicativos, promete abri-los mais rápido e com menos consumo de memória no Android Pie. “O ART agora usa informações de perfil para reescrever arquivos DEX no dispositivo, com reduções de até 11% em uma variedade de apps populares”, explica o Google.
A empresa também diz que “continua a refinar o Doze, App Standby e Background Limits” para reduzir o consumo de bateria.
O Android Pie traz suporte ao codec HDR VP9 Profile 2 codec, para você assistir vídeos em HDR de fontes como YouTube, Play Filmes e outros. Ele também possui suporte ao formato de imagens HEIF (High Efficiency Image Format), uma alternativa ao JPEG que ocupa menos espaço — ela já é suportada no iOS e macOS.
À medida que smartphones ganham câmeras duplas (e até triplas!), o Android precisa se adaptar. Por isso, a versão mais recente vai alternar automaticamente entre duas ou mais câmeras — talvez para ajudar em sua plataforma ARCore de realidade aumentada.
Como dissemos por aqui, o Android Pie impedirá apps inativos de usar sua câmera. Na verdade, ele vai além: apps em segundo plano não terão acesso ao seu microfone e nem a determinados sensores.
“O microfone fornece áudio vazio, e os sensores param de reportar eventos”, explica o Google. “As câmeras usadas pelo seu aplicativo são desconectadas e geram um erro se o aplicativo tentar usá-las.” O app deverá, então, colocar uma notificação para se manter ativo e usar os sensores.
Além disso, o Google promete oferecer criptografia de chave múltipla para os backups de seu dispositivo. Eles já ficam criptografados nos servidores e exigem sua senha para desbloqueio. No entanto, “uma versão prévia futura do Android Pie” dará uma proteção adicional com um “segredo do lado do cliente”, sem entrar em mais detalhes.
O Android Pie tem suporte a Wi-Fi Round-Trip-Time (RTT), ou IEEE 802.11mc, que permite a um app calcular sua posição dentro de 1 m ou 2 m (com sua permissão prévia). Este padrão foi pensado para funcionar em lugares fechados, ao contrário do GPS.
O Android Pie vai gerenciar o uso de dados móveis dependendo da rede da operadora. Por exemplo, se a rede estiver congestionada, o sistema deixará downloads grandes para depois. E se você estiver no Wi-Fi, ele vai ativar alguns recursos de pré-carregamento — baixar as manchetes em um app de notícias, por exemplo.
Em setembro, a Play Store exigirá que toda atualização de app dê suporte à API 26, que corresponde ao Android 8.0 Oreo. O Google planeja aumentar a API mínima a cada ano.
Além disso, se o usuário instalar um app antigo — no caso, mirando apenas na API 17 (Android 4.2) ou inferior — ele receberá um aviso.
Como o nome indica, o Android Pie Developer Preview — disponível aqui — é voltado para desenvolvedores, não para usuários comuns. O Google até recomenda que ele não seja instalado em aparelhos de uso cotidiano, porque certamente haverá alguns bugs.
Esta prévia do Android Pie é compatível apenas com o Pixel, Pixel XL, Pixel 2 e Pixel 2 XL. O Google confirmou ao Ars Technica que o Nexus 5X, Nexus 6P e Pixel C não serão atualizados; eles só receberão melhorias de segurança daqui para a frente.
O Google diz que terá mais novidades para compartilhar na conferência I/O, que ocorre em maio. Até lá, poderemos especular sobre o nome da próxima versão do Android — Pie? Popsicle? Pudding?
Com informações: Google, Ars Technica.